Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

No meu Palato

No meu Palato

5º Festival do Vinho do Douro Superior | O Douro em poema

"Se mil versos me contassem do Douro, o Douro, ainda assim, seria o maior poema..."

Teresa Teixeira

 

Lembro-me muito bem de em criança, ainda não conhecendo o sabor do vinho (como é óbvio:-P)  ter visto uma imagem da região do Douro, nunca mais me esqueci dela...
Sem nunca lá ter estado, tive um estranho sentimento de pertença, união e cumplicidade,  a imagem era incrível!!! Nela pude ver os socalcos, as vinhas, o sofrimento da gente e os vultos de pequenos barcos dançando ao som da corrente. Nesse momento o cheiro a mosto que já conhecia da adega humilde do meu avô, abordou-me a alma e preencheu-me a mente, até hoje...

Na altura não percebi como tinha sido possível tirar aquela fotografia, o fotógrafo teria de estar bem alto para conseguir abraçar todo aquele conteúdo, percebi mais tarde, que as arrepiantes encostas íngremes e sinuosas do Douro deram ao fotógrafo as asas que lhe permitiu apanhar aquele momento.

De tirar o fôlego, vinhos geniais, apaixonante, espectacular,  fantasticamente lindo, avô,  essas são as palavras que me percorrem quando penso no Douro.

As minhas memórias do vinho batem sempre nestes versos...

Se vocês nunca estiveram no Vale do Douro, vão lá, vai prender-vos e seduzir-vos, é bastante diferente da maioria das outras regiões vinícolas que eu conheço e certamente um dos cenários mais espectaculares vínicos que existe. Vai tornar-se um fiel amigo ao qual farão visitas frequentes para porem a conversa em dia. Deixo-vos uma sugestão, aproveitem o quinto ‘Festival do Vinho do Douro Superior" para conhecer a região, o que de melhor ela produz, e entrar um pouco neste mundo apaixonante que são os vinhos do Douro e as suas gentes.

Douro Superior

 

Este fascínio e a paixão pelo Douro, que são comuns a quase todos os enófilos,  bem como o reconhecimento do enorme potencial desta Região  para a produção de  grandes vinhos, quer DOC, quer do Porto,  foram factores decisivos e determinantes no arranque do quinto ‘Festival do Vinho do Douro Superior.  É para o celebrar que, de 20 a 22 de Maio, Vila Nova de Foz Côa recebe tão nobre evento. Organizado pelo Município de Foz Côa e produzido pela Revista de Vinhos , este é um encontro que em muito tem contribuído para afirmar a cidade como “Capital do Douro Superior” e divulgar esta sub-região como terra de dinamismo e qualidade.

O Douro é assim o pano de fundo desta  aventura e a região de eleição para a discussão apaixonante sobre cepas e castas. Simultaneamente, Foz Côa é uma inspiração e fonte única e privilegiada dos melhores vinhos Portugueses, faz todo o sentido apadrinhar o Festival.

Penso que o objectivo deste Festival consiste em debater vinhos que façam justiça ao Vale do Douro, e que consigam transmitir um pouco da sua enorme beleza e do seu abençoado terroir.

Coloquio

Partindo desta premissa, o já habitual colóquio, que este ano se realiza na sexta-feira, dia 20 de Maio, no ExpoCôa, está subordinado ao tema “Douro Superior: Fronteiras da Liberdade” e recheado de convidados de peso. São enólogos, proprietários, administradores, comunicadores, criadores, todos de tarimba e prontos a discutir questões como o conflito entre a tradição e a inovação, a adaptação do terroir, a categorização do vinho do Porto e o que define a identidade do Douro.

 

O programa, agora fechado, começará com o colóquio para profissionais do sector do vinho, subordinado ao tema ‘Douro Superior: Fronteiras da Liberdade’ que, apresentado e moderado pelo crítico Luís Antunes, da Revista de Vinhos, contará com grandes nomes do vinho, da gastronomia e do jornalismo português, como Mateus Nicolau de Almeida, Luís Sottomayor e Mário Zambujal, entre outros.

 

Luis Sottomayor

 

 

As habituais provas comentadas serão três apresentando, no primeiro e no último dia, os grandes brancos e tintos do Douro Superior pelas mãos dos jornalistas e críticos de vinhos, da Revista produtora do evento, João Paulo Martins e Fernando Melo, respectivamente. No segundo dia, o Instituto do Vinho do Douro e Porto coordenará a prova estreante ‘Vinhos do Porto em harmonização com chocolates’. Não faltará, também neste dia, o Concurso de Vinhos do Douro Superior, igualmente na sua quinta edição, com anúncio dos resultados marcado para o último dia, às 17h00. De seguida serão conhecidos os vencedores do 1.º Concurso de Azeites de Trás-os-Montes e Alto Douro, uma iniciativa que se estreia este ano.



Profissionais do sector e enófilos em geral são convidados a participar activamente no colóquio, podendo enviar questões para o e-mail do moderador do debate, o jornalista e crítico da Revista de Vinhos Luís Antunes (czater.xarax@gmail.com), que as colocará aos convidados. O programa será o seguinte:

Programa Colóquio

14h30 . Abertura por Luís Antunes, jornalista e crítico da Revista de Vinhos

14h40 . Mateus Nicolau de Almeida (produtor e enólogo da Quinta do Monte Xisto)

15h00 . João Brito e Cunha (enólogo da Quinta da Touriga Chã)

15h20 . António Agrellos (enólogo da Quinta do Noval)

15h40 . Luís Sottomayor (enólogo da Sogrape)

16h00 às 16h30 - Pausa para café

16h30 às 17h00 - Vinho, fronteira e liberdade, por Mário Zambujal

17h00 às 18h30 - Painel “Caminhos do Futuro”

Moderador:             Luís Antunes

Participantes:          Mário Zambujal - Jornalista e escritor

Francisco (Vito) Olazabal - Produtor (Quinta do Vale Meão)

Joaquim de Almeida - Produtor (Quinta de Vale de Pios)

José Cordeiro - Chefe de Cozinha (restaurantes Chefe Cordeiro e Porto Sentido)

Manuel Novaes Cabral - Presidente do IVDP

Pedro Ferreira - Escanção (restaurante Pedro Lemos)

Nuno Magalhães - Professor de Agronomia

Manuel Lobo Vasconcelos - Enólogo (Quinta do Crasto)

Duarte Fernandes - Director Comercial (Heritage Wines . On Wine)

 

 

O Festival do Vinho do Douro Superior tem entrada livre e permite aceder aos stands de cerca de mais de 70 produtores de vinho que vão marcar presença no ExpoCôa - Pavilhão de Exposições e Feiras, dando a provar os seus vinhos aos visitantes. Os stands de sabores e as “tasquinhas” serão também cartão de visita do festival e, tanto no vinho como na comida, a maior parte dos produtos em exposição estarão à venda no local. Serão centenas as iguarias a representar não só a cidade de Vila Nova de Foz Côa, mas também os concelhos circundantes de Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, São João da Pesqueira, Torre de Moncorvo e Vila Flor.

 

Feira

 

 

Um certame que veio para ficar e que conta, ainda, com diversas actividades paralelas: um concurso de vinhos, provas temáticas comentadas pelos jornalistas da Revista de Vinhos, animação de rua e música ao vivo são algumas das “atracções” que irão tornar a visita ao Festival do Vinho do Douro Superior num momento único para os apreciadores.

A inscrição no Colóquio é gratuita, sendo limitada aos lugares da sala. As reservas devem ser feitas para Ana Rita Gonçalves, da Revista de Vinhos, através do e-mail ritagoncalves@masemba.com ou do telefone 215 971 383.

O no_meu_palato vai estar presente, dar-vos-emos conta dos aromas que por lá encontramos...