Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

No meu Palato

No meu Palato

‘BAIRRADA Vinhos & Sabores 2017 | Três dias de promoção do “melhor da região”

BAIRRADA Vinhos & Sabores 2017

 

O ‘BAIRRADA Vinhos & Sabores 2017’ arranca hoje, dia 08 de Setembro, pelas 17h00, e prolonga-se até Domingo, dia 10. Pelo quinto ano consecutivo, o Velódromo Nacional - Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, no concelho de Anadia, é o palco deste que é um evento de entrada livre, onde quase 40 produtores de vinho (e espumante, claro está!) Bairrada vão dar a provar cerca de 150 referências, entre espumantes, brancos, rosés e tintos. A gastronomia e o turismo completam a tríade em mostra neste certame, sendo que não vai faltar comida, da salgada à doce.

 

BAIRRADA Vinhos & Sabores 2017

 

O agora ‘BAIRRADA Vinhos & Sabores’ foi conhecido, até 2016, como ‘Encontro com o Vinho e Sabores - Bairrada’, tendo a sua primeira edição em 2013. A iniciativa surgiu de uma vontade conjunta de promover o que de melhor a região tem, capitalizando para (re)afirmar a identidade Bairrada através da promoção dos seus produtos mais emblemáticos, como sejam os vinhos e espumantes Bairrada – com certificação de Denominação de Origem –, mas também a sua gastronomia ímpar, com destaque para o leitão da Bairrada, o pão da Mealhada e a sua riquíssima doçaria regional: ovos moles de Aveiro, Amores da Curia, queijadas de Águeda, Folar de Vale de Ílhavo, entre outras iguarias.

 

BAIRRADA Vinhos & Sabores 2017

 

Este é um evento capaz de atrair milhares de visitantes – cerca de 8.000 na edição passada – e que pretende valorizar a imagem da região numa oferta turística integrada, onde as valências de enoturismo, do turismo termal, hotelaria e restauração constituem um factor dinamizador. Uma festa que pretende brindar a esta altura do ano – de vindimas –, em que o universo vitivinícola ganha peso e as adegas acolhem a azáfama e a euforia de quem tanto se dedica a uma actividade tão nobre, agarrada à terra e com tanto ainda para dar.

 

BAIRRADA Vinhos & Sabores 2017

 

No formato do ‘BAIRRADA Vinhos & Sabores’ mantém-se a feira de vinhos e sabores da Bairrada; as provas de vinhos, desta feita comentadas por reconhecidos enólogos “da casa” – Francisco Antunes e João Soares; os jantares temáticos e vínicos, com o propósito de fomentar o conhecimento sobre wine parings; o ‘Concurso de Espumantes Bairrada’; e a 2.ª edição da ‘Baga Bairrada Party’, que este ano vai decorrer no Museu do Vinho Bairrada e conta com o especial apoio do Jornal da Bairrada. Assim, e para dar corpo à dupla inseparável tomada pelo vinho e pela comida, é também promovida a oferta turística da região em casa própria. Uma nota para a estreia do ‘Concurso de Fotografia Bairrada’ – cujas inscrições já terminaram –, que vai premiar os melhores retratos da região, com especial foco na trilogia vinho, gastronomia e território.

 

BAIRRADA Vinhos & Sabores 2017

 

O ‘BAIRRADA Vinhos & Sabores 2017’ é promovido pela Comissão Vitivinícola da Bairrada, pelo Município de Anadia e pela Turismo do Centro de Portugal, estando a sua produção a cargo da equipa de sempre, agora a liderar a novíssima revista VINHO Grandes Escolhas. Conta com o apoio da Rota da Bairrada, do Instituto da Vinha e do Vinho, da ViniPortugal, entre outras entidades, e com o financiamento do PO CENTRO2020. A entrada é livre e gratuita para quem não quiser adquirir copo de prova, cujo valor pode ser de dois ou três euros, mediante apresentação ou não de convite.

 

BAIRRADA Vinhos & Sabores 2017

Com um nome novo, a cada edição há novidades e este ano não é excepção. Este ano, o objectivo passou por envolver cada vez mais os diferentes players da região, em especial os produtores, para que eles próprios se organizassem na promoção de jantares e outros momentos de partilha e convívio. Afinal, os ‘Vinhos’ e os ‘Sabores’ assim o ditam. Os enófilos agradecem!

 

No Sábado, dia 09 de Setembro, pelas 20h30, as Caves São João abrem as suas portas, em Sangalhos, para um invulgar jantar in loco; já o produtor Mário Sérgio Nuno, da Quinta das Bágeiras, elegeu o afamado restaurante Rei dos Leitões, na Mealhada, para a realização do seu jantar. Os dados estão lançados e sabemos que este jogo de vinhos e comida promete. Falando em vinhos, os mesmos só serão revelados “ao momento”. Os menus já estão a ser cozinhados...

 

O valor dos jantares é igual nos dois casos: €35,00 por pessoa, com vinhos e IVA incluídos. As inscrições devem ser feitas junto de Sandra Monteiro, das Caves São João (geral@cavessaojoao.com, 234 743 118 ou 917 223 382), e, no caso da Quinta das Bágeiras, junto de António Paulo Rodrigues, do Rei dos Leitões (reidosleitoes@sapo.pt ou 936 200 714).