Esporão Reserva Branco 2010 | um branco para quem gosta de tintos
"O esperado mantém-nos fortes, firmes e em pé. O inesperado torna-nos frágeis e propõe recomeços." Machado de Assis
Mudando um pouco o rumo dos últimos posts, este será o primeiro direccionado para a minha grande paixão (não humana, não vá alguém ficar chateada), os vinhos e tudo o que os rodeia...
Em primeiro de tudo uma declaração de intenções, geralmente prefiro maduros, tintos e do Douro.
O vinho de que vos falo hoje nasceu em 2010, ano com um vindima bastante difícil, desafiando a capacidade (e já agora a paciência) dos enólogos.
Climaticamente 2010 foi um ano completamente atípico que trouxe um inicio de Verão fresco e suave, seguido de semanas quente, muito quentes, dando azo a maturações heterogéneas, umas castas maturaram precocemente, outras com atraso.
A esta introdução, um branco, Alentejano e de um ano particularmente complicado, o desenlace mais previsível seria uma má avaliação, mas como nos bons filmes, o final será surpreendente.
Todo este contexto que envolve o Esporão Reserva Branco 2010 levou-me a escolhê-lo para o post pioneiro dos vinhos.
É um vinho inesperado que torna frágeis as nossas expectativas iniciais, apenas o entendemos quando recomeçamos a prova depois da surpresa inicial.
Pelas características do ano 2010 só um branco de lote poderia ter tanto corpo e complexidade. A Antão Vaz trouxe-lhe a intensidade e os citrinos, a Arinto a frescura e acidez.
No copo, é dourado, límpido e cristalino, após agitação revela densidade saúde e frescura.
No nariz revela notas frutadas de maça verde, tangerina e ameixa branca envoltas num manto subtil de mel e madeira de carvalho.
Na boca faz baixar um pouco a avaliação global do vinho, apesar de aveludado, longo, encorpado, de possuir óptima acidez e excelente madeira, o sabor meio-seco destoa deste bouquet.
Um bom branco, para quem gosta de tintos...
Produtor: Herdade do Esporão
Castas: Antão Vaz, Arinto, Roupeiro, Semillon
Região: Alentejo, Portugal
Álcool: 14%
Acidez: 7,2 gr/l
Prova: 2015
Harmonizações: Risoto de cogumelos, Costela de cordeiro com ervas aromáticas, Salada de caranguejo.
Preço: 12€
Avaliação: 81