Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

No meu Palato

No meu Palato

Foz Torto | Frescura e complexidade da quinta boutique do Douro

Foz Torto

 As novas edições dos vinhos Foz Torto anunciam a solidez de um projeto desenhado ao pormenor e amado como poucos. O Douro é também um lugar para vinhos de nicho que têm dentro um entusiasmo contagiante.

Foz Torto

 Abílio Tavares da Silva é dono de um fascínio incondicional pelo Douro. Ano após ano, colheita após colheita, a mesma convicção na excelência da região vinícola e a mesma alegria em fazer parte daqueles que trabalham e usufruem da natureza e humanidade daquele território. Mas o produtor de Foz Torto não é apenas um lisboeta e informático emocionalmente convertido ao Douro.

Foz Torto Vinhas Velhas Branco 2014

 É um produtor envolvido em “fazer vinhos de qualidade superior e que integram o tempo, o lugar e o saber humano”, como o próprio comenta. Este compromisso genuíno com a terra e a natureza dão ao projeto um outro sentido e é dele também que disfrutamos quando bebemos os vinhos. Será este o segredo do reconhecimento e prestígio crescentes que os vinhos Foz Torto vêm conquistando?

Foz Torto Vinhas Velhas Tinto Pode ser. Como também o é o pormenor e o cuidado com que tudo é feito. Da recuperação e plantação de vinha inicial aos lagares de granito em construção, para colheitas futuras; do manejo das oliveiras Foz Torto à produção do azeite da quinta; da pequena horta ao pomar, símbolos da biodiversidade que o Douro ainda esconde. Pode ser também do lugar. A vinha está plantada num sítio belíssimo, de paisagem majestosa de socalcos e muros em xisto, no coração do Douro e a poucos quilómetros do Pinhão.

Foz Torto

Localizada nas encostas do rio Torto e na zona de encontro deste com o Douro, a quinta beneficia da influência de um vale que permite produzir “vinhos bem maduros, mas muito elegantes e finos”, caracteriza Sandra Tavares da Silva, autora dos vinhos Foz Torto. Este perfil de vinhos, acrescenta a reconhecida enóloga, “tem tudo a ver com a mistura de castas nas vinhas velhas que tradicionalmente existem naquele vale, com predomínio da casta Rufete, a qual permite criar vinhos mais leves e frescos”.

foz torto quinta

“A Quinta de Foz Torto tem um potencial incrível que se tem vindo a manifestar de modo consistente. São vinhos muito persistentes e profundos que se vão mostrando melhor ao longo dos anos”, refere ainda a enóloga ao concluir que os vinhos Foz Torto apresentam “um perfil muito complexo e rico”.

 

As novas edições dos vinhos Foz Torto em lançamento:

Foz Torto tinto 2015 – Vinho de lote de sete castas diferentes, com predominância de Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Francisca e apontamentos de Tinta Roriz, Alicante Bouschet, Sousão e Tinta Barroca. PVP 13 euros

Foz Torto Vinhas Velhas tinto 2015 – Produzido a partir de uvas colhidas em Vinhas Velhas da Quinta Foz Torto, destacando-se o toque de frescura dado pela casta Rufete. PVP 33 euros

Foz Torto Vinhas Velhas branco 2016 – O branco Vinhas Velhas Foz Torto regressa ao mercado, depois do interregno do ano passado, resultado das trovoadas que, em 2015, dizimaram quase toda a colheita. Produzido a partir de Vinhas Velhas que o projeto Foz Torto possui em Murça. PVP 20 euros