Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

No meu Palato

No meu Palato

IDEALDRINKS na Garrafeira DiVino | Entre o Caramulo e Buçaco

"O vinho não pode ser exactamente um valor nobre, principal em absoluto, mas pode ser testemunho de virtudes e de sentimentos que regem a vida." Caves de São Lourenço

 

IDEALDRINKS na Garrafeira DiVino

A IDEALDRINKS foi a última empresa convidada para as já tradicionais e afamadas provas na Garrafeira DiVino, a garrafeira do meu amigo Tiago, que já vos falei há uns tempos atrás.  O espaço, aos poucos, esta-se a tornar referência nesta área, não só pela excelente relação qualidade/preço e pela vasta gama de produtos à disposição, mas também, pelas provas com produtores, enólogos e vinhos topo de gama.

IDEALDRINKS na Garrafeira DiVino

O parceiro desta última prova, a IDEALDRINKS nasce em 2010 por iniciativa de Carlos Dias, renomado empresário pela sua carreira de sucesso. A empresa dedica-se a produção de vinhos, destilados e azeites de excelência em várias regiões do país, nomeadamente Vinhos Verdes, Bairrada e Dão. Nesta prova tivemos oportunidade de fazer uma viagem vínica pelas três regiões Portuguesas com os vinhos da Quinta da Pedra, Paço de Palmeira, Quinta Colinas de São Lourenço e Quinta de Bella.

IDEALDRINKS na Garrafeira DiVino

Dos vinhos presentes, continuo a gostar muito do Royal Palmeira 2015, um loureiro um pouco tímido, mais elegante e com um nariz bem desenvolvido e complexo com aromas de lima, caramelo, menta, noz, fumo e um ligeiro toque a pão. Com um pouco mais de tempo no palato surgem ainda as frutas tropicais, uma pitada de cremosidade e um toque de maçã.

IDEALDRINKS na Garrafeira DiVino

 Destaque ainda para  o Quinta da Pedra Alvarinho 2011, provavelmente o meu Alvarinho favorito (tirando o Tempo de Anselmo Mendes, mas esse pertence a outro campeonato, e já voltarei a falar dele). Os citrinos, as notas minerais, as sugestões florais e os aromas gentis de maçã, abacaxi e maracujá dão-lhe um nariz muito elegante.

IDEALDRINKS na Garrafeira DiVino

  Nos tintos, vou falar-vos de 2. O primeiro é o Colinas Bairrrada Reserva Tinto 2011. No palato este vinho passeia em modo diva, complexo com azeitona, ameixa, mirtilos, notas vegetais verdes e eucalipto. Surgem ainda, levemente, apontamentos a fumo, chocolate e pimenta preta. É um vinho insinuante, com classe e ... delicioso.

IDEALDRINKS na Garrafeira DiVino

No entanto, e como já seria de esperar, o meu preferido foi o Principal Tinto Grande Reserva 2011. Com Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon e Merlot nasceu sob um clima de influência atlântica, protegido pelas serras do Caramulo e Buçaco, em vinhas plantadas em suaves colinas, com solos argilo-calcários.

IDEALDRINKS na Garrafeira DiVino

Muito maduro com ameixa preta, frutos vermelhos, cerejas, cacau, taninos redondos e uma madeira espectacular que o pincelou com notas especiadas muito sedutoras.  Adocicado (mas sem exagero), com excelente acidez, algo floral, longo, harmonioso, complexo e envolvente. É daqueles difíceis de esquecer.

IDEALDRINKS na Garrafeira DiVino

Chama-se Principal porque na gama de produtos da propriedade Colinas de S. Lourenço, representa a linha dos vinhos superlativos, das garrafas que ambicionam ser excelentes e que melhor definem as mais ousadas ambições do seu proprietário. Representa também uma paradigmática abertura aos temas e dos valores que todos nós deveríamos prezar: família, amor, amizade, solidariedade, prosperidade, riqueza, sucesso e carreira. 

IDEALDRINKS na Garrafeira DiVino

Curiosamente, é aqui que encontro um elo entre a IDEALDRINKS e a Garrafeira DiVino, os valores humanos que se procuram transmitir com o trabalho, ao mesmo tempo que nunca se tira "o olho" da excelência. Adorei a prova e tudo o que a rodeou, decorrendo com conta, peso e medida. Parabéns Tiago e Andrea ;) 

IDEALDRINKS na Garrafeira DiVino

Voltando um pouco atrás e ao meu vinho verde favorito, o controverso, enigmático, intenso e único, Tempo 2015 de Anselmo Mendes. Parece que ainda lhe sinto a laranja confitada, a folha de limoeiro, as frutas tropicais, o confit de pêra, as flores, a amêndoa e as pétalas secas. É um branco com taninos, mineral, fresco, longo, complexo e persistente.

IDEALDRINKS na Garrafeira DiVino

 Este e outros 17 vinhos, marcarão presença, já amanhã, na próxima prova DiVina ;) Uma viagem vínica pelas várias regiões Portuguesas, além dos Vinhos Verdes, ponto de origem e referência de Anselmo Mendes. Apareçam, vemos-nos por lá ;)