Legado 2009 | Ideais, sonhos e esperanças engarrafados
"É difícil em tempos como estes: ideais, sonhos e esperanças permanecerem dentro de nós, sendo esmagados pela dura realidade. É um milagre eu não ter abandonado todos os meus ideais, eles parecem tão absurdos e impraticáveis. No entanto, eu me apego a eles, porque eu ainda acredito, apesar de tudo, que as pessoas são realmente boas de coração." O Diário de Anne Frank, Anne Frank
Para a família Guedes, proprietária da Sogrape, o vinho Legado é uma homenagem ao passado, uma celebração do presente e uma forte esperança no futuro. Mais que um vinho, é uma herança de 70 anos...
Surgiu num acto simbólico da passagem de testemunho na direcção da Sogrape do pai Fernando Guedes para o filho mais velho, Salvador Guedes. Mas a vida, por vezes é madrasta, e foi já um Salvador muito debilitado fisicamente pela esclerose lateral amiotrófica, que esteve presente no lançamento do Legado 2009, em 2013, no Clube Portuense.
Hoje em dia é Fernando Cunha Guedes, o filho mais novo e actual presidente da empresa, que está ao leme da Sogrape (sempre com a ajuda do irmão do meio Manuel) e com o qual tive o prazer de provar este grande vinho que é o Legado 2009.
As uvas para o Legado 2009 foram totalmente colhidas numa vinha velha localizada na Quinta do Caêdo, centenária, que apresenta a já tradicional mistura de castas do Douro, sendo mais tarde vinificado na adega da Quinta da Leda.
No copo mostra uma belíssima cor rubi profunda, roçando quase o opaco, um pouco como o que acontece com os Porto vintage novos. No nariz apresenta-se muito fino , generoso, profundo, complexo e elegante, com a madeira, menta e resina muito bem integradas. As notas de figo, ameixa preta, esteva e bosque são completamente arrebatadoras. No palato é rico, elegante, fresco, irreverente e complexo; com boa acidez e mineralidade. Os taninos são tão macios e sedosos que conferem ao vinho uma textura aveludada espectacular, parece que estamos a beber chocolate derretido. Fez-me recordar outro grande vinho da Sogrape (:-P) devido ao seu equilíbrio fantástico entre a fruta vermelha, preta, especiarias e notas balsâmicas.
O final, como seria de esperar é extremamente elegante, longo, complexo, harmonioso e com uma pitada de mistério...
Por tudo o que disse, está óptimo para ser degustado já, no entanto, estou curioso para perceber o que lhe irá acontecer quando lhe surgirem as rugas do tempo e absorver os aromas terciários!!!
Produtor: Sogrape
Enólogo: Luís Sottomayor
Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca, Donzelinho, Tinta da Barca, Rufete, Tinta Roriz, Tinta Amarela e
Tinta Barroca
Região: Douro, Portugal
Álcool: 15%
Acidez: acidez total: 5,78 g/t (ácido tartárico); açúcar: 3,4 g/t; pH: 3,52
Prova: 2016
Harmonizações: Porco preto maturado, carnes assadas e caça
Preço: 250€
Avaliação: 95/100
Tudo no Legado 2009 é genial: é profundo, rico e poderoso. É daqueles néctares com personalidade, que nos desafiam, é preciso pensar-lo, não simplesmente beber-lo... Para além de cor, aroma e palato, este vinho tem ideais, sonhos e esperanças herdados por uma família.
Com tanta riqueza aromática e carga emocional, este legado levou tempo a nascer, foi pensado com tempo e cuidado, materializando de uma forma bela, esmagadora e emotiva, a riqueza dos valores da família, o seu saber, a sua história e a sua enorme paixão pelos vinhos.
Por tudo isto, os Guedes são mesmo bons de coração, que nunca abandonem este legado, mesmo que o mesmo pareça impraticável.