Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

No meu Palato

No meu Palato

MW Douro Wine & Spa | O Código de Hammurabi

"O vinho é um dos presentes mais preciosos que a Terra nos oferece. Assim exige-nos amor, consideração e respeito."  Codex Hammurabi

MW Douro Wine & SpaEstudos recentes indicam que a história do vinho remonta há 15 milhões de anos. No entanto, foi apenas há 5000 anos que o vinho se tornou verdadeiramente importante no modo em que nossa civilização fundou alicerces. 

MW Douro Wine & SpaEstamos no ano 3000 a.C., nas margens dos rios Tigre e Eufrates,  num local a que hoje chamamos simultaneamente Irão, Iraque, Turquia, Síria e Kuwait. Esta região é muitas vezes referida como o berço da nossa civilização. 

MW Douro Wine & SpaDiversos documentos históricos indicam-nos que aquela zona foi também o berço da enofilia. Mas será tudo isto uma mera coincidência, ou antes pelo contrário, estarão estes dois "nascimentos" umbilicalmente relacionados? 

MW Douro Wine & SpaFoi a sua posição geográfica, entres os rios Tigre e Eufrates, que lhe deu o nome pelo qual era conhecida na antiguidade. A palavra “Mesopotâmia” é formada a partir das palavras gregas “meso”, que significa "entre", e “potamos”, que significa "rio". 

MW Douro Wine & SpaA história da Mesopotâmia é marcada por muitas invenções que mudaram determinantemente a humanidade, nomeadamente o conceito de tempo, a matemática, a astronomia, a roda, o barco, os mapas e a escrita.  

MW Douro Wine & SpaA Mesopotâmia também é conhecida por ter sido uma mescla de distintas culturas, religiões, tribos e raças que a tornam uma sociedade heterogénea.   

6 (30).jpgEsse dinamismo social é espelhado no conjunto diversificado de governantes, reis, línguas, chefias e regiões que foram assumindo a governação daquela região ao longo dos tempos.  

MW Douro Wine & SpaPossuía uma sociedade pincelada por fortes princípios, morais, estéticos, científicos, literários e, não menos importantes, judiciais. Foi na Mesopotâmia que floresceu a teoria jurídica, materializada num conjunto de textos normativos, os chamados códigos, de entre os quais, o mais conhecido é o Código de Hammurabi.  

MW Douro Wine & SpaDeve o seu nome ao rei Hammurabi, que o começou a escrever em 1772 a.C., numa pedra e através da escrita cuneiforme. A lenda diz-nos que Hammurabi escrevia as leis na pedra, enquanto as ouvia directamente de Shamash, o deus do sol (esta parte é bastante parecida com a nossa Bíblia, na parte em que Deus ditava os mandamentos a Moisés e o profeta as escrevia numas tábuas de madeira).  

MW Douro Wine & SpaEsse código baseava-se no princípio de punir um criminoso de forma semelhante ao crime cometido, ou seja, “olho por olho, dente por dente". Ao longo desse texto é recorrente a preocupação do governante/deus com os fracos, com as viúvas e com os órfãos.  

MW Douro Wine & SpaSabem quem também é muito defendido nesses textos? Isso mesmo, o nosso querido vinho ;) Das 282 regras que compõem o Código de Hammurabi, 3 são dedicadas a esse néctar, a saber: 

MW Douro Wine & Spa108. Se um vendedor de vinho for fraudulento (se não aceitar grãos pelo preço do vinho mas aceitar dinheiro, ou se for injusto na conversão grão/dinheiro-vinho, esse vendedor de vinho deverá ser lançado para dentro de água para afogamento; 109. Se alguns fora da lei se reunirem na casa de uma vendedora de vinho e ela não os prender e leva-los ao palácio, essa vendedora de vinho será condenada à morte; 110. Se uma sacerdotisa que não vive num convento abrir uma loja de vinhos, entrar em uma loja de vinhos, ou beber vinho, essa mulher deve ser queimada.  

MW Douro Wine & SpaEssa pedra preta, em basalto, que alguns defendiam ser apenas um mito, foi descoberta em  1901 pelo arqueólogo egiptólogo francês, Jacques de Morgan, a 300 km do tumulo do rei Hammurabi. Encontra-se num estado de conservação invejável (é possível ler as 282 regras) e actualmente está em exposição do Museu do Louvre em Paris.  

MW Douro Wine & SpaMas porque é que o vinho surge nessa pedra, com a mesma importância que o trabalho, o casamento, a lei, a honra e a ética? É a resposta a esta questão que justifica a escolha deste adorno cultural para publicação relativa ao MW Douro Wine & Spa.  

MW Douro Wine & SpaApós séculos em que o vinho era visto como uma forma de agradar aos deuses  (muitos símbolos religiosos e estátuas de deuses eram pulverizadas com vinho) e de nos aproximar deles, algures pelo ano 2000 a.C., beber vinho começou a ser visto como um acto da vontade humana, que deve ser partilhado com aqueles que mais gostamos. 

MW Douro Wine & SpaEssa dimensão social do vinho, quase a roçar o domínio dos afectos, não existia antes devido ao forte desejo dos humanos em adorar forças superiores e ao prazer de exercer o seu poder sobre as criaturas de ordem inferior (como escravos ou mendigos).   

MW Douro Wine & SpaPodemos afirmar com segurança que é nesse período e através do vinho, que enquanto civilização, deixamos de olhar para cima (para os deuses) em sinal de submissão, e passamos a olhar para o lado (em direcção aos nossos pares) em sinal de confraternização, pertença e evolução.  

MW Douro Wine & SpaAli na Mesopotâmia, o vinho deixa de ser sinónimo de religiosidade e exoterismo para passar a simbolizar o luxo e o conforto cognitivo de bebermos algo sem o objetivo visceral de apagarmos a sede, assumindo-se como um complemento fundamental para gastronomia, para a saúde e para o bem-estar das relações sociais.  

MW Douro Wine & SpaEsse luxo de fazermos algo sem sermos movidos pelos nossos instintos mais básicos, esse conforto decorrente de uma soberba doseada de queremos novas experiências, essa conjugação vencedora entre vinho e gastronomia, essa saúde e bem-estar resultantes de colocarmos o foco em nós e naqueles de que mais gostamos, coexistem de forma bastante harmoniosa no MW Douro Wine & Spa, que assim se assume como uma bela homenagem àquilo que o vinho nos trouxe enquanto civilização. 

MW Douro Wine & SpaEste hotel que resulta da reconversão do Magnificat Wine Boutique Hotel, localiza-se em Santa Marta de Penaguião, abraçado pelos socalcos férteis do Douro, numa paisagem de cortar a respiração, mesmo ao lado da cada vez mais frequentada Estrada Nacional 2

MW Douro Wine & SpaPossui 40 quartos e quatro suites, das quais, duas presidenciais (estivemos numa com uma amplitude, conforto e vista incríveis), o Spa Aqua Duorum (com piscina interior, banho turco, sauna, ginásio, e dotado de programas de terapias individuais e de vinoterapia: as massagens com vista para as vinhas são verdadeiramente revitalizantes), uma piscina exterior panorâmica com bar, uma sala multiusos e também um restaurante com cozinha de autor de inspiração regional: o D'vino

MW Douro Wine & SpaO restaurante é um autentico espaço de deleite gastronómico com o foco colocado nos produtos sazonais da região, nas receitas resultantes da sabedoria das gentes locais e no upgrade estético-sensorial necessário para que cada garfada seja verdadeiramente memorável.  

MW Douro Wine & SpaRecomendamos o conforto da Tábua de enchidos e queijos, a frescura do Aveludado da horta, a riqueza aromática dos Filetes de robalo com arroz de tomate, e a untuosidade suculenta, quase decadente, do Entrecôte ou do T-Bone.

MW Douro Wine & SpaNas sobremesas, destacamos a dicotomia de sabores/texturas/temperaturas do Brownie de chocolate com gelado de framboesa, a originalidade salivante do Creme brulée de alecrim e o abraço afectivo-gastronómico da Tarte de requeijão com frutos vermelhos.

MW Douro Wine & SpaTudo isto pode ser acompanhado com o que de melhor cada uma das diferentes regiões vínicas do nosso país tem para oferecer. A carta é diversificada, complementar, estratificada e com ofertas de vinho a copo. Como seria de esperar, há um particular destaque para o Douro.

MW Douro Wine & SpaAinda na enogastronomia, o bar disponibiliza alguns pratos menos pretensiosos, como pizzas, hamburgers e uma tosta local deliciosa que não podem deixar de experimentar!!!

MW Douro Wine & SpaO pequeno almoço é rico, diversificado, assente em produtos na máxima qualidade, e oferece através de Show Cooking, uma vasta lista de pratos quentes (ovos Benedict, ovos Florentine, tostas de abacate, panquecas e waffles, entre outros.) 

MW Douro Wine & SpaJá sabem que para mim, "bastavam" uns Benedict acompanhados por um belo espumante para ficar logo carregado de boa disposição :P 

MW Douro Wine & SpaNas propostas do MW Douro Wine & Spa encontramos ainda passeios de barco pelo rio Douro, visitas às principais quintas da região, provas de vinhos, participação em vindimas, passeios por caminhos com paisagens deslumbrantes e piqueniques entre as vinhas.

MW Douro Wine & SpaNo coração do Douro, rodeado de socalcos e banhado pela luz dourada do pôr-do-sol, o MW Douro Wine & Spa promete-nos relaxamento total, uma vista desafogada sobre um vale de memórias, e uma atenção diferenciada a cada cliente de modo a que cada um se sinta especial.

MW Douro Wine & SpaPor tudo isto, é um hotel que, tal como o Código de Hammurabi, coloca as relações humanas, os afectos, aquilo que nos diferencia das outras espécies animais, no centro da nossa edificação cultural: um autentico património mundial de valores, catalisado pelo vinho. 

35 (4).JPGO vinho é um dos presentes mais preciosos que a Terra nos oferece. Assim exige-nos amor, consideração e respeito. Também merece que o celebremos, o MW Douro Wine & Spa é um excelente local para essa solenidade  enogastronómica :P 

Um obrigado ao director Amândio Martins pelo cuidado, detalhe e amizade com que preparou a nossa visita.