O Primeiro | Castas & Pratos
"Quero uma primeira vez outra vez. Um primeiro beijo, uma primeira caminhada por uma nova cidade, uma primeira estreia em algo que nunca fiz, quero seguir desfazendo as virgindades que ainda carrego, quero ter sensações inéditas até o fim dos meu dias.” Martha Medeiros
Depois do primeiro post, o primeiro despertar No meu Palato. Existem outras experiencias anteriores, mas esta, por algum motivo, mudou a maneira como me relaciono com os vinhos e a comida...
Nem sempre ser o primeiro é ser o melhor, desde o beijo ao ordenado, passando pelo carro. No entanto, muito dificilmente nos iremos esquecer de tudo aquilo que foi primeiro na nossa vida. O mesmo sucedeu com o Castas & Pratos no Peso da Régua.
Localizado numa região abençoada onde podemos contemplar o rio Douro, as vinhas nas suas margens íngremes e protectoras, as gentes com rostos moldados pelo Sol e acarinhados pelo vinho, os rabelos cheios de memórias e a brisa de taninos carregada, o restaurante emerge combinando técnicas, ingredientes e vinhos regionais com uma apresentação contemporânea.
Comida: Bem confeccionada, ingredientes de excelente qualidade e nas proporções adequadas.
Empratamento: Cuidado e competente, no entanto pouco coerente.
Chefs de cozinha: Jorge Coimbra, Tiago Moutinho e Ivan Leal: Muito difícil avaliar em conjunto o resultado de uma criação de três chefs. Nota-se claramente as várias "linhas de pensamento" no mesmo menu, e isso, para mim, é mau.
Escanção: Luís Barros: Excelente trabalho. Provavelmente uma das melhores cartas de vinhos regional que podemos encontrar em Portugal. Estranhamente a grande lacuna reside nos vinhos do Porto generosos, algo que não se entende. Falta ainda um melhor acompanhamento/aconselhamento na mesa.
Serviço: Uns furos abaixo da avaliação média de todo o restaurante. Necessita de especialização e comprometimento...
Espaço: Conta, peso e medida. A construção certa no local ideal.
Avaliação: 15/20
Foi a minha primeira estreia em algo que nunca fiz, comer com alma, bebendo virgens momentos, eternizando saciados sentimentos...
O Castas & Pratos fez-me querer libertar todas as inocências que ainda carrego, uma por uma, mas com calma, sem pressas. Despertou-me a querer ter um dialogo incessante com o meu palato até ao fim dos meu dias, serenamente.
É um restaurante que vale pelo todo, uma espécie de comboio degustativo do passado, que nos transporta no presente para estações sensoriais que teremos saudades no futuro.
Iniciei esta minha viagem num dia de nevoeiro no vale do Douro, regressarei, certamente, para uma outra primeira vez, inédita, indelevelmente...
https://pt-pt.facebook.com/castasepratos
Rua José Vasques Osório, 5050-280 Peso da Régua
254 323 290