Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

No meu Palato

No meu Palato

O que me vai no palato | Manuel Correia Vinhas Velhas

"O futuro tem muitos nomes.
Para os fracos é o inalcançável.
Para os temerosos, o desconhecido.
Para os valentes é a oportunidade." Victor Hugo

 

No passado fim de semana tive o prazer de visitar o produtor Manuel Correia da Endless Flavour.

Depois de uma bonita viagem na  N222, que liga Peso da Régua ao Pinhão, chegamos a São João da Pesqueira...

N222

 É nesta pequena vila do Distrito de Viseu que desde há seis anos Manuel Correia prepara os seus néctares.

Com a crise de 2010 este empreendedor viu-se empurrado para o desemprego, o futuro até poderia parecer  inalcançável, temeroso e desconhecido, para o Manuel foi uma oportunidade de sonhar...

Com a visita às instalações onde os vinhos são produzidos apercebi-me que tudo é pensado ao pormenor e com o máximo cuidado. O vinho nasce num ambiente humilde, bastante familiar em que a excelência resulta do trabalho, entrega e conhecimento, e não ... dos euros.

Manuel Correia Reserva 2015

Tive o prazer de provar o Reserva 2015 ainda na cuba de inox,deixo já uma declaração de interesses, este vinho é um caso de "amor à primeira cheiradela" :-P

O processo de vinificação dos outros dois Vinhas Velhas (2013 e 2011) foi alterado. Quem sugeriu essa modificação merece um grande abraço. Foram introduzidas aduelas (paralelepípedos de madeira ligeiramente tostados) dentro das cubas conjuntamente com o vinho. O resultado? Baunilha, cravo da Índia, especiarias, caramelo, fumo e tosta. O vinho ganha muito mais volume, complexidade, elegância e equilíbrio. Já tinha provado outros vinhos, noutros produtores, feitos desta maneira, alguns deles pareciam vinho com chá de madeira, horrível. No Manuel Correia 2015, esta técnica de enriquecimento respeitou a fruta dos vinhos e o resultado foi extraordinário. A todos os sabores resultantes da madeira, juntam-se também o perfume dos mirtilos, amoras, morangos, framboesas, ameixa, chocolate, esteva e violeta. A acidez é inebriante e os taninos aguerridos, a precisarem que a garrafa os dome. Após o estágio em garrafa (se o continuarem a tratar com afecto), estou certo que irão surgir as nozes, as avelãs, as trufas, o couro, o sous-bois e o cedro... Nessa altura o vinho será completamente ... arrebatador!!!

Manuel Correia Vinhas Velhas 2013

Uma sugestão apenas, como o 2015 está uns degraus acima de todos os outros, merece um lançamento de uma edição Garrafeira ou em garrafa Borgonhesa, para um grande vinho, um garrafa icónica :-P

Depois do abanão que levei com o 2015, fomos almoçar ao Restaurante Cantiflas em São João da Pesqueira. O Manuel Correia teve a gentileza de levar duas garrafas de Vinhas Velhas 2013.  Ainda é um petiz, mas é daqueles que não engana.  Como é óbvio, os  aromas de frutos vermelhos maduros, mirtilos e amoras estão ainda muito presentes ocultando um pouco a suave baunilha da madeira de carvalho que aparece em segundo plano. Encorpado, consistente na boca, elegante, concentrado, fresco e com final longo e persistente. Combinou na perfeição com a posta assada com batatas!!!

 

Manuel Correia Vinhas Velhas 2011Tive ainda o prazer de visitar as parcelas que dão origem ao Vinhas Velhas, vinhos extraordinários como estes só podem ser consequência de um trabalho dedicado no campo. Aliás, mais que dedicado, a palavra certa é ... apaixonado. 

Uns dias mais tarde encontrei o Vinhas Velhas 2011 numa superfície comercial, aquela Magnum (parabéns pelo bom gosto na concepção da caixa de madeira)  já não me escapou :-P Já vos tinha falado antes desse vinho, o 2011, na página de facebook, apesar de ainda estar um pouco amanteigado resultante da sua idade e do estágio em madeira, já revela violetas, café, chocolate, baunilha, cereja, ameixa vermelha, amora e mirtilos. A sua excelente acidez mostra que vai envelhecer bem, ganhar complexidade e arredondar os taninos.

Ainda assim, durante todo o dia, mantive apenas um número na cabeça ... 2015!!! Conto pelos dedos de uma mão os vinhos que me fizeram arrepiar, este foi um deles, e nem engarrafado estava...

Aguardo ansiosamente pelo seu lançamento, seja ela em Borgonhesa, Bordalesa, Reserva ou Garrafeira :-P

Obrigado pelo convite Manuel Correia, o futuro até pode ter muitos nomes, mas estou certo  que lhe vai sorrir, pois ele sorri sempre àqueles que acreditam no encanto de seus sonhos.

 

Créditos: A foto da estrada Nacional 222 foi obtida na Vortex Magazine