Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

No meu Palato

No meu Palato

Vinha dos Deuses | O nome do Rosé

"A seriedade é um refúgio da profundidade." Johann Wolfgang von Goethe 

Vinha dos Deuses Rosé

A Quinta dos Frades tem cerca de 200 hectares e é uma das mais antigas propriedades durienses. No Séc. XIII foi doada a monges de Ordem de Cister, então amplamente implementada no Douro, integrando o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas e ficando desde aí sempre ligada à vinha e ao vinho. 

Vinha dos Deuses Rosé

Depois da extinção das ordens religiosas, a Quinta dos Frades foi arrematada, em 1841, pelo 1º barão da Folgosa. Em 1941 foi adquirida pelo industrial português Delfim Ferreira, mantendo-se na família até hoje. A enologia da Quinta dos Frades está a cargo dos enólogos Anselmo Mendes e Diogo Lopes. 

Vinha dos Deuses Rosé

O Vinha dos Deuses Rosé 2023 é o primeiro vinho rosé da gama Quinta dos Frades e acaba de ser lançado no mercado. Esta referência destaca-se pela elegância e frescura e surge como expressão de uma parcela de vinha de 40 anos, da variedade Touriga Nacional. Foi feita uma prensagem muito ligeira, com pouco tempo de contacto com as massas de modo a obter uma cor clara e um aroma mais fino.

Vinha dos Deuses RoséA colheita de 2023, a primeira já coordenada por Diogo Lopes (que precisamente nesse ano reforçou a enologia da casa, juntando-se a Anselmo Mendes), proporcionou uvas que, após ligeira prensagem, evoluíram para um vinho de cor subtil e de carácter vibrante, graças aos seus aromas, frescura e acidez.

Vinha dos Deuses Rosé

O Vinha dos Deuses Rosé 2023 ( 15.25€; 90 pts.) surge no copo com uma cor salmão cristalina e passa para o nariz com bonitas notas de framboesa, romã, toranja, rosas e flor de limoeiro. No palato é muito seco, vigoroso, fresco e mineral. É um rosé altivo, sério e cheio de si, gostei ;)

 

1 comentário

Comentar post